INFECÇÃO URINÁRIA – Tratamento,Sintomas,Como Evitar

A infecção no trato urinário ocorre quando as bactérias se multiplicam na beixiga, uretra ou nos rins, desordenando o funcionamento destes órgãos. Quando a infecção...


A infecção no trato urinário ocorre quando as bactérias se multiplicam na beixiga, uretra ou nos rins, desordenando o funcionamento destes órgãos. Quando a infecção ocorre na bexiga, ou no baixo trato urinário, é chamada de cistite. Uretrite é uma infecção no canal da uretra. A cistite e a uretrite acontecem, normalmente,juntas.

As mulheres que sofrem dor ao urinar apresentam infecções no alto trato urinário, dificil de ser distinguida das infecções do baixo trato uriário. As infecções do alto trato urinário podem ser espalhar pelos rins, chamadas de pielonefrites e podem vir acompanhada de dor nas costas, arrepios, febre, náusea ou vômito.

Muitas mulheres sofrem de infecção irinária e cerca de 20% delas, que contraíram uma vez este tipo de infecção, voltam a apresenta-la. Aproximadamente oito milhões de mulheres vão ao médico por causa de infecções urinárias.

Sintomas da Infecção Urinária

Os sintomas mais comuns são os seguintes, embora nem todas as pessoas com infecção no trato urinário os apresentem.

  • Necessidade frequente de urinar.
  • Ardência e dor na bexiga ou uretra, sentida ao urinar.
  • Apesar da vontade de urinar, é possível expelir somente pequena quantidade de urina, com odor forte, aparência turva e, algumas vezes tingida com sangue.
  • Arrepios, febre e dor nas costas (pielonefrite).

Tratamento para Infecção Urinária

Os tratamentos de auto-ajuda devem ser adotados somente por mulheres com infecções urinárias recorrentes e sem complicações. Ainda sim o médico deverá recomendar antibióticos para ajudar no tratamento.

As seguintes medidas ajudam a recuperação de uma cistite.

  • Remédios para dor: para aliviar cãibras e dor de estômago, as drogas aspirina, ibuprofeno, naproxeno e acetaminofen podem ajudar.
  • Aquecer o local: A aplicação de bolsa de água quente no local ( baixo abdômen) pode aliviar a dor.
  • Ingestão de líquido: Deve-se tomar 10 a 14 copos de água por dia, para aumentar o fluxo de urina e expulsar as substâncias causadoras do problema.
  • Sucos de oxicoco: O suco parace ter uma substancia que impede os organismos de se fixarem nas paredes da bexiga e uretra e, assim, detêm sua multiplicação.

Como Evitar a Infecção Urinária

 

1.    Beba bastante líquido: De modo a urinar pelo menos, a cada quatro ou cinco horas.

2.    Não segurar urina na bexiga: Isto é uma das grandes causas de infecções. Expelir a urina, carregada de bactérias, reduz as chances de sua procriação.

3.    Higienização: limpar-se e exugar-se de frente para trás, evitando que bactérias instaladas na região anal penetrem a uretra ou a vagina.

4.    Lavar a área genital antes do intercuso sexual e urinar imediatamente após.

O que acontece se você não tomar providência na Infecção Urinária ?

Casos imples de cistite e uretrite podem desaparecer espontaneamente, sem tratamento; Mas se os sintomas persistirem por mais de dois dias, o médico deve ser consultado. A infecção urinária pode ser tornar uma infecção nos rins, caso muito mais sério e mais dificil de curar.

Deixe seu comentário...